Saudações a todos os membros da direcção da Fundação Médicos por Moçambique
Sou Pita Joaquim, tenho 25 anos, estou no 5º ano do curso de medicina geral.
Primeiramente gostaria de agradecer a todos os membros do Direcao do DfM , especialmente aos Drs. Gitta e Harrie , pelo apoio.
Em segundo lugar gostaria de contar um pouco sobre o ano de 2023, foi um ano difícil porque fez muito mais calor do que há anos atrás, o preço dos produtos de primeira necessidade aumentou muito e foi difícil gerir tais situações, mas Graças a Deus, eu sobrevivi ao ano. Academicamente foi difícil, principalmente no 5º ano porque o preço dos equipamentos de proteção individual, como máscara, luvas cirúrgicas e de procedimentos, touca, álcool aumentou e foi muito difícil geri-los até ao final do mês. Além disso, era muito difícil manejar o tempo por causa das ocupações. Socialmente, fquei doente algumas vezes, o que me fazia não frequentar o estágio algumas vezes.
Como vice-presidente da Associação APESMO posso dizer claramente que está a fazer um excelente trabalho, porque não é fácil gerir uma organização como esta e não é fácil encontrar investidores para continuar a fazer o que estão a fazer; Por fim, queria apenas pedir-lhes que continuassem a fazer o que estão a fazer, porque ainda há muitas pessoas que não têm condições para estudar medicina, mas que têm potencial para o fazer.