Pita Joaquim

2025

Saudações a todos os membros da Doctors for Mozambique

Meu nome é Pita Joaquim, 26 anos e 159 dias, estagiário do 5o ano de medicina geral da faculdade de ciências de saúde, universidade católica de Mozambique, e estagiando no hospital central da Beira. O meu 2024 foi difícil, porque quase perdi o ano todo por conta de um bloco que ainda não consegui resolver.

Academicamente, fiquei quase todo ano sem estagiar e sem fazer alguma coisa que pudesse ocupar-me, além de ter tido a oportunidade de acompanhar os novos ingressos. Comecei a estagiar em novembro de 2024 e tem sido uma boa experiencia no hospital, lidando com pacientes e com os nossos Drs que de certa forma não facilitam muito. Estou nesse momento nas últimas duas semanas da primeira rotação que foi muito bem, talvez porque é a rotação de cirurgia e eu gosto muito de cirurgia mas foi mais do que eu esperava.

Socialmente, andei doente quase todo o ano, suspeito que num futuro próximo precisarei de óculos para não ter mais dores de cabeça ou ter que fazer um tratamento medicamentoso para a enxaqueca; a enxaqueca tem incomodado bastante que em algum momento não consigo fazer algumas atividades cotidianas. O ano também foi bom, olhando noutra vertente (como vice presidente da APESMO, tivemos novos 8 bolseiros que tive a oportunidade de acompanhar desde o primeiro dia até agora que estão no primeiro ano, e feliz por todos estarem no primeiro ano).

Quero aproveitar a oportunidade para pedir desculpas pela minha graduação estar tão atrasado e agradecer pela vossa paciência e confiança que continuam depositando em mim e espero conseguir retribuir o favor num futuro próximo. Quero agradecer a Dra Gitta e ao Dr. Harry pelo apoio que tem dado para mim tanto quando estão cá em Moçambique quanto quando estão na Holanda.

Para terminar, quero agradecer pelos 500 MZN aumentados, pelos computadores oferecidos aos estudantes do primeiro ano e pelos novos membros que foram selecionados esse ano e pela oportunidade de poder guiá-los nessa nova etapa deles.

 

2024

Saudações a todos os membros da direcção da Fundação Médicos por Moçambique

Sou Pita Joaquim, tenho 25 anos, estou no 5º ano do curso de medicina geral.

Primeiramente gostaria de agradecer a todos os membros do Direcao do DfM , especialmente aos Drs. Gitta e Harrie , pelo apoio.

Em segundo lugar gostaria de contar um pouco sobre o ano de 2023, foi um ano difícil porque fez muito mais calor do que há anos atrás, o preço dos produtos de primeira necessidade aumentou muito e foi difícil gerir tais situações, mas Graças a Deus, eu sobrevivi ao ano. Academicamente foi difícil, principalmente no 5º ano porque o preço dos equipamentos de proteção individual, como máscara, luvas cirúrgicas e de procedimentos, touca, álcool aumentou e foi muito difícil geri-los até ao final do mês. Além disso, era muito difícil manejar o tempo por causa das ocupações. Socialmente, fquei doente algumas vezes, o que me fazia não frequentar o estágio algumas vezes.

Como vice-presidente da Associação APESMO posso dizer claramente que está a fazer um excelente trabalho, porque não é fácil gerir uma organização como esta e não é fácil encontrar investidores para continuar a fazer o que estão a fazer; Por fim, queria apenas pedir-lhes que continuassem a fazer o que estão a fazer, porque ainda há muitas pessoas que não têm condições para estudar medicina, mas que têm potencial para o fazer.