
2026
Eu, Salinda Samissone Mucora Macuiana, venho, por meio desta carta, partilhar de forma breve o meu progresso académico ao longo da minha trajetória recente. É com muita satisfação que informo que concluí o ano propedêutico com sucesso. Essa etapa foi fundamental para o fortalecimento da minha base académica e para a adaptação a essa nova fase da minha vida, que é o ensino superior. Durante esse período, aprendi a estudar de forma mais eficaz e desenvolvi um grande sentido de responsabilidade e capacidade de organização, fatores que contribuem significativamente para o meu crescimento pessoal e académico. Embora não seja fácil estar na academia, acredito que não é impossível concluir o curso de Medicina. Atualmente, encontro-me no primeiro ano de Medicina Geral, um ano repleto de desafios, os quais estou a enfrentar com seriedade, dedicação, foco e determinação. Reconheço o nível elevado de exigência e sei que não será fácil, porém acredito que, com muito esforço, disciplina e dedicação aos estudos, os objetivos finais serão alcançados.
2025
Venho por meio desta compartilhar um pouco da minha história.
Meu nome é Salinda Samissone Mucora Macuiana e nasci no dia 19 de fevereiro de 2007, na província de Sofala, no distrito de Chibabava, em Muchungwe. Atualmente, moro com meus pais e meus quatro irmãos, sendo uma menina e três meninos. Sou a terceira filha da família.
Iniciei meus estudos em Messica, onde frequentei a 1ª classe em 2013. De 2014 a 2019, estudei na Escola Primária do 1º e 2º Grau Gungunhana, onde concluí da 2ª à 7ª classe. Desde 2015, comecei a vender pães para ajudar meus pais, pois eles produziam os pães e, depois das aulas, eu os vendia. Esse foi um hábito que mantive até os dias de hoje. Mais tarde, além da venda de pães, passei a comercializar couve e pimentos, já que sempre cultivamos nossos próprios alimentos. De 2020 a 2024, cursei da 8ª à 12ª classe, na escola secundária Teresa Amuli-Espungabera. Durante a 10ª classe, enfrentei problemas de saúde, o que dificultou meus estudos. No entanto, com tratamento médico e fé em Deus, consegui me recuperar e concluir o ensino secundário.
Essa é uma parte da minha trajetória, marcada por desafios, esforço e determinação.
Atenciosamente,
Salinda Samissone Mucora Macuiana